Os motoristas que usam as BRs–262 e 050 deverão pagar até R$ 9,90 e R$ 7,30, respectivamente, em pedágios nas rodovias. Em relação ao valor máximo previsto pelo governo, em janeiro último, durante audiência para definir os modelos de concessões, os preços subiram 47% e 52%. O leilão para conceder as duas estradas à iniciativa privada deve ser em setembro.
Foi detalhado ontem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a minuta de edital e contrato das concessões da BR–050, entre Goiás e Minas, e da BR–262, entre o Espírito Santo e Minas. As vencedoras das concessões vão explorar as estradas durante 30 anos e terão que fazer obras de melhorias, duplicação, recuperação, conservação e manutenção.
A extensão a ser concedida na BR–050 compreende 436,6 km que vão do entroncamento com a BR–040, em Cristalina (GO), até a divisa de Minas com São Paulo, cortando nove cidades – quatro mineiras. Serão seis pedágios, com taxas entre R$ 4,30 e R$ 7,30. Em Minas, a previsão é que as cobranças sejam em Araguari (duas praças), Uberaba e Delta, todas no Triângulo.
De acordo com o edital, a tarifa só poderá ser cobrada após a conclusão dos trabalhos iniciais e a execução de 10% da duplicação. O trecho concedido deverá ser totalmente duplicado até o final do quinto ano da concessão, o que significa que motoristas pagarão pedágio por cerca de quatro anos sem duplicação.
Referente a BR–262, o trecho concedido é de 375,6 km, de Viana (ES) a João Monlevade, no entroncamento com a BR–381, na região Central. A rodovia passa por 22 cidades, 12 mineiras. Serão cinco praças de pedágios, três em Minas: Reduto e Matipó, na Zona da Mata, e São Domingos do Prata, no Vale do Aço. O teto das tarifas vai de R$ 7,40 a R$ 9,90. Assim como na BR–050, haverá duplicação, que deverá ser concluída até o fim do quinto ano do prazo da concessão. Apenas no primeiro ano, não haverá cobranças.
Em Minas, a Concer, que faz a concessão na BR–040, de Juiz de Fora ao Rio, tem três pedágios de R$ 8,00. Já a Autopista Fernão Dias, na BR–381, da capital a São Paulo, tem oito pedágios de R$ 1,40.
A ViaBahia, na BR–116, que é a maior concessão do país, com cinco pedágios de R$ 6 e dois de R$ 1,70, em 680 km. Em São Paulo, a Autopista Régis Bittencourt tem seis pedágios de R$ 1,80, e a Novadutra, três de R$ 9,60.
A taxa anual de retorno das concessões é de 7,2%. Vence a empresa que apresentar menor preço de pedágio.