O primeiro-ministro da Macedônia, Nikola Gruevski, esteve nesta terça-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes, onde se reuniu com o governador Geraldo Alckmin. Os dois assinaram o protocolo de intenções para que São Paulo partilhe com o país europeu o conhecimento e a experiência do programa Acessa SP, de inclusão digital.
– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
“A visita do primeiro-ministro é um marco histórico nas relações econômicas, culturais e sociais entre Macedônia e Brasil. Assinamos um termo de cooperação muito importante na área de tecnologia de informação”, disse Alckmin.
O Acessa SP, que será reproduzido na Macedônia, possibilita que a comunidade faça cursos, que seja implantada a acessibilidade de pessoas com deficiência e que monitores sejam preparados para orientar os usuários.
O país europeu é um dos que mais investem em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e foi o primeiro no mundo a atingir cobertura integral de wireless (rede sem fio). O primeiro-ministro falou que foi “uma visita muito significativa” e que conversaram também sobre saúde, política e economia.
“Macedônia é um importante pais europeu que poderá ser um importante elo entre o Brasil, São Paulo e Europa em bases de complementariedade econômica”, disse o governador. “São Paulo é um amigo da Macedônia para estreitarmos nossas cooperações e parcerias”, finalizou Alckmin ao agradecer a visita de Gruevski.