Alunos de escolas públicas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri,que se destacaram no desenvolvimento de projetos com a temática empreendedorismo, tecnologia e redes sociais, foram premiados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Em cerimônia realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, os vencedores do Projeto de Inovação Tecnológica (INOTEC), receberam certificado de participação entregue pelo secretário Narcio Rodrigues. Eles foram premiados com tablets e pen-drives, além de um passaporte para visitar museus e outros pontos culturais de Belo Horizonte.
O INOTEC é uma competição de caráter educacional,que teve o apoio do Governo de Minas, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES); do Polo de Inovação de Teófilo Otoni; e do Teia – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados. No caso específico, alunos das escolas públicas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, desenvolveram seu espirito empreendedor, vivenciando novas experiências nas redes sociais, aplicando habilidades de trabalho em equipe; difundindo conceitos sobre ética e competitividade e ampliando a capacidade de compreensão sobre o papel da cooperação e da parceria social entre os alunos.
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, todos ganharam neste projeto. “A premiação é apenas uma forma de estimular os jovens, mas o importante é que todos saem vencedores já que ganham aprendizado participando do projeto criativo, e desenvolvendo a oportunidade de atuar nesta ferramenta tão democrática que é a internet,” disse o secretário.
As alunas Rita Natielly de Souza, Amanda Vieira dos Santos, Marcílio da Costa Guedes e Ianka Marques de Sá, da Escola Estadual Alberto Barreiros, foram as vencedoras com o projeto “Atitude Criativa”, que aborda aspectos culturais do município. “Para que as pessoas possam entender quem somos hoje, precisamos conhecer nossas origens, de onde viemos.Resolvemos criar um blog para divulgar aspectos de nossa cultura já esquecidos, depois divulgamos em outras redes sociais como twitter e facebook.Hoje colhemos o resultado do nosso empenho no desenvolvimento do trabalho. Conhecemos pessoas e isso se refletiu na oferta de vaga de estágio em um jornal local,” afirmaram as estudantes.
Outros grupos também mobilizaram a comunidade no desenvolvimento de seus trabalhos. O Projeto Cultura = Arte + Oportunidade, dos alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Thayenne Azevedo de Souza, Helvércio Meireles Rhis, Paulo Tarso Farias Teixeira e Kaio Mota Neiva, foi apresentado a Câmara Municipal que apoiou sua realização.
Já os alunos Matheus Gonçalves Ferreira, Kallel Silvano França dos Santos, Vinicius Santos e Jonathas Anastácio Quaresma Souza, da Escola Estadual Alfredo Sá, desenvolveram projeto ligado a preservação ambiental. O Projeto Infotec – Inovando Com Criatividade e Sustentabilidade, ficou em segundo lugar ao mostrar a realidade do lixão municipal e dos catadores de material reciclável. “Acreditamos que um mundo melhor se faz com a união e participação de todos. Poucas pessoas conhecem o trabalho desenvolvido pelos catadores da cidade e por esta razão não descartam seus lixos da maneira adequada. O lixo separado gera renda e diminui a poluição,” informou o estudante Matheus Gonçalves.
O espírito de equipe foi o ensinamento maior apontado por todos os estudantes. “A minha escola só teve dois projetos inscritos, quando o nosso passou pra segunda fase, o outro grupo aderiu a causa, ajudando na divulgação. Ver antigos rivais se transformarem em aliados foi uma experiência enriquecedora,” afirmou Rita Natielly.
Confira os premiados:
1º colocado:Projeto Atitude Criativa, Escola Estadual Alberto Barreiro
Alunos: Rita Natielly de Souza, Amanda Vieira dos Santos, Marcílio da Costa Guedes eIanka Marques de Sá.
2º colocado: INFOTEC – Inovando com Criatividade e Sustentabilidade, Escola Estadual Alfredo Sá
Alunos: Matheus Gonçalves Ferreira, Kallel Silvano França dos Santos, Vinicius Santos e Jonathas Anastácio Quaresma Souza.
3º colocado: Projeto Cultura = Arte + Oportunidade, Colégio Tiradentes da Polícia Militar
Alunos: Thayenne Azevedo de Souza, Helvércio Meireles Rhis, Paulo Tarso Farias Teixeira e Kaio Mota Neiva.
4º colocado: Projeto Hisp@CeNet – Parceiros da Cultura, Escola Estadual Clotilde Onofre De Campos
Alunos: Bruno Miranda, Kaique Ramalho de Souza Oliveira, Letícia Batista Rodrigues e Maiza Teodoro Rodrigues.