Os jovens do Centro-Oeste têm a oportunidade de se profissionalizar, gratuitamente, por meio de cursos técnicos em várias áreas, que serão oferecidos em Arcos, Divinópolis, Formiga, Lagoa da Prata, Oliveira e Piumhi. Para isso, é necessário se inscrever no Programa de Educação Profissional (PEP), mantido pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e que está com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro.
Na região são 940 vagas distribuídas nas seis cidades: Divinópolis (550), Lagoa da Prata (175), Piumhi (70), Oliveira (60), Arcos (50) e Formiga (35). As vagas são para Técnico em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Eletroeletrônica, Química, Contabilidade, Informática, Análises Clínicas, Higiene Dental, Controle e Processos Industriais e Farmácia.
Esta é a sétima edição do programa e, em todo o Estado, estão abertas 30 mil vagas, em 83 municípios mineiros. “O PEP hoje está mais voltado para os municípios estratégicos que estão recebendo mais financiamentos e novas empresas”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
O programa tem como objetivo principal oferecer educação profissionalizante gratuita de qualidade, criando, para os participantes, oportunidades reais no mercado de trabalho. Em todo o Estado, mais de 200 mil alunos já foram beneficiados desde que o PEP começou em 2007 e o investimento total do Governo de Minas ultrapassa R$ 600 milhões.
Inscrição
Para se inscrever, o interessado deve acessar a página do PEP (www.pepminas.com.br). O candidato precisa do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também deve informar o número do documento de Identidade. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova no dia 13 de janeiro de 2013. O exame é composto de questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Para participar do Programa, o interessado deve estar matriculado no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para este mesmo nível de escolaridade na rede estadual. Também podem concorrer às vagas aqueles que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, pública ou particular, desde que não estejam cursando o ensino superior.
Pronatec
Além das vagas ofertadas pelo PEP, o Governo de Minas também está com inscrições abertas para mais de 18 mil vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que, em Minas, também é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar matriculado no ensino médio em 2012 em uma escola da rede pública de ensino.
As aulas do Pronatec são realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Ao todo, são ofertados 42 cursos diferentes em 77 municípios mineiros. Para se inscrever no programa do governo federal, o candidato deve acessar a mesma página do PEP e fazer a opção pelo Pronatec.