Uma nova via com um túnel de um quilômetro de extensão deverá ser construída entre Belo Horizonte e Sabará para melhorar a mobilidade entre os dois municípios. A obra foi anunciada nessa sexta-feira (8) pelos prefeitos das duas cidades, Marcio Lacerda e Diógenes Fantini, após se reunirem na prefeitura do município da Grande BH. Eles discutiram estratégias para agilizar a mobilidade urbana entre os dois municípios.
O objetivo das ações planejadas, que deverão ser viabilizadas com recursos municipais, estaduais e parcerias público-privadas (PPP), segundo Marcio Lacerda, é desafogar as principais vias de acesso e ligação entre BH e Sabará.
“Trata-se de uma oportunidade de cooperação voltada para o desenvolvimento urbano e viário, e é importante que o planejamento seja feito em conjunto para que não haja um descompasso e um crescimento desordenado, como aconteceu em Nova Lima”, afirmou Lacerda.
“Estamos falando sobre uma via que sairia da BR-040, no bairro Olhos D’Água, na capital, passando por trás da Serra do Curral, pelo bairro Taquaril e chegando, por trás das montanhas, até a BR-381, em Sabará”, explicou o prefeito de BH.
A consolidação do projeto depende, segundo o prefeito de Sabará, de recursos, principalmente do âmbito federal, e da possibilidade de envolvimento dos proprietários às margens da futura via.
Plano diretor
“Nosso interesse é criar um plano diretor conjunto para debater e delimitar questões comuns e que muitas vezes são tratadas de forma individualizada. Queremos trazer os benefícios e progressos do Belvedere e da região mais nobre de Nova Lima para uma área que tem cerca de 15 milhões de metros quadrados e está completamente abandonada”, destacou Diógenes Fantini. O chefe do Serviço de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas, Álvaro Campos de Carvalho, também participou da reunião.
fonte:Hoje em Dia