Democratas empossa novos gestores de Juventude em Minas Gerais
Na noite do dia 27/05/2013 às 19 horas a Juventude do Democratas em Minas Gerais deu mais uma prova de maturidade e de compromisso com suas bases.
Em um aconchegante evento na sede do Partido, foi dada a posse aos novos membros do JDEM em MG e região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo, Presidente Estadual da JDEM-MG, Ítalo Castelo Branco, e os presidentes da JDEM-BH, Diogo Baiano, e da JDEM de Sete Lagoas, Luiz Gustavo. Na oportunidade estiveram presentes Jovens filiados ao partido, reunidos sob a direção do Presidente Nacional da Juventude Democratas (JDEM), Hugo Neto, acompanhado de outras lideranças de juventudes partidárias locais, como Caio Narcio, Presidente da Juventude do PSDB em Minas (JPSDB MG), e Victor Neves, que preside a Juventude do Partido da República no Estado (PR Jovem MG), Michelly Siqueira, Conselheira Jovem da OAB-MG (OAB Jovem-MG).
Com a palavra, o Vice-Presidente da JDEM-MG, Marcelo Mota, revisou a história do partido, destacando a resistência que a legenda vem enfrentando nos últimos anos para manter a coesão ética e ideológica. Em face da idade que chegará ao limite permitido para atuação no órgão partidário, Mota aproveitou a ocasião para agradecer o apoio de lideranças nos anos que esteve à frente da liderança da juventude do partido em Belo Horizonte e se despedir, tendo sido homenageado com uma placa oferecida pelo seu sucessor, Diogo Baiano.
“Considero salutar para a saúde política do partido a alternância de poder periódica no órgão de juventude, como estamos fazendo hoje aqui. Ao confiar a condução aos mais novos, além de atribuirmos vigor e força ao trabalho, derivada do desafio que a nova função lhes proporcionará e sua vontade que eles têm de fazer história, também estamos convocando os antigos gestores de juventude a alçar voos mais altos, vez que já estando prontos e experientes para defender o legado e as ideias do partido, poderão oferecer seus nomes como quadros políticos aptos a representarem o partido nas próximas eleições, ou em postos estratégicos da gestão em locais onde o DEM ou nossos aliados estão no governo.” Afirmou Marcelo Motta – Vice Presidente JDEM-MG
Convidado ilustre, o líder republicano e referência para jovens líderes de diversos partidos, Victor Neves, frisou a importância dos órgãos de juventude dos partidos na formação da base, indispensável para a oxigenação das legendas e manutenção de um princípio fundamental da democracia, a alternância de poder. Com um discurso apaixonado, que levantou aplausos dos presentes, Caio Narcio, citado pelos anfitriões como uma das maiores lideranças de juventude do país, em face de sua capacidade de aglutinar diferentes correntes políticas para propósitos comuns, como teria feito na última campanha que elegeu Marcio Lacerda, conclamou os jovens a saírem às ruas para defender o legado de conquistas para o país deixado pelos governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando seu partido contou com o apoio do Democratas. Finalizou afirmando que o país precisa mais do que um “Presidente, mas de um estadista, como Aécio Neves”.
Empossado Presidente da Juventude Democratas em Minas, Ítalo Castelo Branco, falou sobre o legado positivo deixado pelo seu antecessor no cargo, o jovem João Victor Guedes, atual representante brasileiro na organização internacional de jovens liberais (YFLRY), acrescentando que focará o trabalho na criação de órgãos da juventude do partido no interior de Minas e na preparação de jovens candidatos para as eleições de 2014.
Resta agora ficarmos de olho para confirmarmos se a “nova” Juventude do Democratas alcançará os objetivos propostos.
Victor Neves
Colunista de Juventude Valor Político
Twitter/victorhtneves