O presidente da JAC Motors, Sérgio Habib, confirmou a construção da fábrica em Camaçari, na Bahia, prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2014, que havia sido suspendida provisoriamente por causa da alta do IPI para importados. Durante painel do Congresso SAE 2012, em São Paulo, o executivo disse que a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto do novo regime automotivo.
Segundo o executivo, o novo regime, que pretende estimular a produção nacional e o investimento em pesquisa e desenvolvimento, foi bem elaborado, contudo é difícil de ser compreendido. “É bastante complexo e contém 36 artigos. As pessoas vão demorar para entender tudo o que está sendo exigido”, explicou.
Habib também disse durante o congresso que está mantido o investimento de R$ 900 milhões na fábrica nordestina, sendo que 80% deste capital será bancado por sua empresa, importadora oficial dos veículos JAC no Brasil. A previsão é de que a unidade gere 3,5 mil empregos diretos, 10 mil indiretos e tenha capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano, em área construída de 75 mil metros quadrados.