O projeto idealizado e articulado por Pompilio já terá fase experimental em 2012
A hidrovia do Lago de Furnas, projeto idealizado pelo deputado estadual Pompilio Canavez (PT), deve entrar em funcionamento a partir de 2012. A previsão foi dada em maio deste ano pelo coordenador de obras portuárias do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), Paulo Roberto Godoy, durante uma audiência pública realizada em Alfenas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A audiência foi presidida por Pompilio, que cobrou do Dnit um cronograma para que a hidrovia seja colocada em funcionamento. A previsão do Dnit é que em 2012 já seja iniciada a operação experimental e o processo licitatório para escolha das empresas que irão explorar o serviço. Esta fase experimental serviria para demonstrar ao setor privado a viabilidade do empreendimento.
Em 2013 a hidrovia deverá estar em pleno funcionamento. Ligará Alfenas a Formiga numa extensão de aproximadamente 250 quilômetros. O objetivo é que seja utilizada em rotas de turismo e para o transporte de cargas, o que reduziria os custos para o setor produtivo. “São novas fronteiras agrícolas que serão abertas”, comentou Pompilio.
A proposta de construção de uma hidrovia no Lago de Furnas foi apresentada por Pompilio, na época representando a Alago (Associação dos Municípios da Região do Lago de Furnas).
O deputado Pompilio apresenta dados comparativos entre Brasil e Estados Unidos no uso do transporte hidroviário. Enquanto que nos EUA são transportados 617 milhões de toneladas por rios e lagos, no Brasil este número cai para 23 milhões.
Segundo o deputado, embora o uso de hidrovia nos Estados Unidos seja bem maior, há uma potencialidade hidrográfica menor. No entanto, afirmou: “Nos já aprendemos a enxergar que o desenvolvimento está no Lago. Qualquer região do mundo gostaria de ter um potencial como este”, disse Pompilio.