Conhecido pelo jeito aguerrido de abraçar as lutas sociais, o Frei Carmelita Gilvander Luis Moreira recebe na próxima quinta-feira, 21, às 19h, diploma de Honra ao Mérito na Câmara Municipal, homenagem concedida por indicação do vereador Adriano Ventura (PT). São esperadas dezenas de moradores das ocupações de Belo Horizonte, lideranças comunitárias e pessoas ligadas aos movimentos sociais.
Autor de vários livros, artigos, vídeos e adepto às redes sociais como meio de divulgação e conscientização cidadã, o mineiro nascido no município de Rio Paranaíba é graduado em Filosofia, Teologia e mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Religioso da Ordem dos Frades Carmelitas, Gilvander sempre esteve ligado aos movimentos e pastorais sociais da Igreja Católica. É assessor bíblico-teológico do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI/MG), da Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG) e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Para o vereador autor da indicação, a homenagem é uma forma de reconhecimento pela importante contribuição do religioso para a melhoria da qualidade de vida dos belo-horizontinos, sobretudo os mais pobres. “Frei Gilvander dá um exímio testemunho de luta em favor dos menos favorecidos. Sua coragem em denunciar situações em que há violação dos direitos humanos, injustiça e desigualdade é prova de um homem que abraçou como poucos a mensagem do Evangelho”, afirmou Adriano Ventura.
Obras publicadas:
· Livro “Compaixão-misericórdia, uma espiritualidade que humaniza”. Paulinas, São Paulo, 1996. Esse livro, após revisão e aprofundamento, foi publicado, em italiano, com o título Dalla Compassione alla Misericórdia, Libreria Editrice Vaticana, Coleção Spiritualità 32, Città Del Vaticano, 2003.
· Livro “Lucas-Atos: Teologia da História”. Ed. Paulinas, São Paulo, 2004.
· Cartilha “Desafios de ser cristão em tempos de exclusão”. Curso de Inverno IV, Ipatinga/MG, 2001.
· Cartilha “Desafios de ser Igreja no Novo Milênio, Resgatando a identidade das CEBs”, 7º encontro diocesano das CEBs, Governador Valadares, 2002.
· Co-autor do livro “O Espírito de Jesus rompe as barreiras, os vários “rostos” do cristianismo segundo Atos dos Apóstolos” (1-15). CEBI-MG, Coleção A Palavra na Vida, 158/159, São Leopoldo, 2001.
· Co-autor do livro “Barreiras vencidas! Portas abertas! Atos dos Apóstolos (16-28) e Atos que os Atos não contam”. CEBI-MG, Coleção A Palavra na Vida, 169/170, São Leopoldo, 2002;
· Co-autor do livro “Esperança a toda prova, uma leitura da Primeira Carta de Pedro”. CEBI, São Leopoldo, 2003.
· Co-autor do livro “Profecia, carinho e luta: uma leitura de Oséias”, Coleção A Palavra na Vida. CEBI, 210/211, São Leopoldo, 2005.
· Co-autor do livro “O Povo sabe das coisas, Eclesiastes ilumina o trabalho, a vida e a religião do povo”. CEBI, São Leopoldo, 2006.
· Co-autor do livro “Criação de um outro mundo (Gênesis 1-11). CEBI, São Leopoldo, 2007.
Mais informações sobre o homenageado podem ser obtidas no site www.gilvander.org.br.