Para despertar o interesse dos alunos nas disciplinas, os professores criam formas diferentes de ensinar o conteúdo. No caso da educadora Mara Cristina Pires de Araújo, ela criou a Semana de Química na Escola Estadual Coronel Antônio Domingos Ribeiro, no município de Bom Jesus da Penha, no Sul de Minas. “Quando comecei a trabalhar aqui, quis fazer alguma coisa pra chamar a atenção e fazer os alunos gostarem de Química. E, procurando e pesquisando eles se envolvem mais na disciplina”, conta a educadora.
Este ano, o evento chega à sua sexta edição e tem a participação de aproximadamente 250 estudantes do ensino médio. Durante uma semana, todos os alunos apresentam seus projetos para os colegas, inclusive os que ainda cursam o 9º ano, e comunidade. Antes das apresentações, são seis meses de estudos e pesquisas sobre os temas, que são apresentados de forma teórica ou prática, com experimentos.
“Foram 25 grupos, cada um abordando cerca de cinco temas, como drogas, saúde ou obesidade, por exemplo. Este ano, nós tivemos grupos que fizeram creme e sorvete.”, diz. Ainda segundo Mara, outras disciplinas são abordadas nas pesquisas dos alunos, como no trabalho do grupo que construiu um Gerador de Van de Graaff, máquina frequentemente usada em demonstrações sobre eletricidade e que produz o efeito de arrepiar os cabelos quando tocada.
Sâmia Santos Torres cursa o 3º ano do ensino médio e desde o 1º participa da Semana de Química. Diferente do que fez quando cursava o 2º ano, Sâmia e dois colegas apresentaram trabalhos práticos. “Esse ano fizemos um trabalho com neve artificial, um pó que, quando misturado à água, dá aparência de neve, e tinta invisível. Escrevemos em uma folha com suco de limão e depois, usando fogo ou um ferro de passar, a mensagem aparece”, conta a jovem.
Professora e aluna concordam que a Semana de Química ajuda no aprendizado. Segundo Mara de Araújo, a maior parte dos alunos se envolvem mais na disciplina e as notas são melhores. “É muito interessante, se pudesse indicar às outras escolas, indicaria essa semana de química”, disse. Sâmia completa: “Quando a gente pesquisa, vai a fundo e depois apresenta, aprendemos mais. Os outros alunos também. Quando apresentamos, acabamos citando matérias que os alunos do 1º ano não aprenderam ainda, então eles já têm uma noção do que é a Química do 3º ano”, ressaltou.
Depois desta semana de apresentações, os trabalhos serão avaliados e será realizada uma segunda fase com os selecionados, que será, mais uma vez, aberta à comunidade. Os estudantes serão premiados com medalhas.