Cerca de 20 mil pessoas participaram juntas na manhã deste sábado, 10/08/2013, de uma grande caminhada contra a dependência química, na segunda edição da Marcha Contra o Crack e Outras Drogas, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Belo Horizonte e de entidades da sociedade.
Pioneirismo
Durante o trajeto (que partiu do Colégio Estadual Central, com destino à Praça da ALMG), o presidente da Assembleia, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), destacou o protagonismo da Assembleia de Minas em abraçar “ousadamente esse problema social do crack, das drogas”. “Vale à pena lutar, vale à pena nos sacrificarmos para que a família brasileira possa viver um novo cenário de paz, de tranquilidade e fraternidade. E, para que isso aconteça, estamos convocando Beagá e Minas Gerais para enfrentar de cara este grande malefício da sociedade contemporânea”, destacou. Dinis também ressaltou a criação, na ALMG, em março deste ano, de uma Comissão Permanente de enfrentamento ao crack e outras drogas, hoje presidida pelo deputado estadual Vanderlei Miranda (PMDB). “A Assembleia de Minas, de forma pioneira, instituiu essa comissão para que possamos envidar esforços que promovam políticas públicas efetivas contra o uso do crack e de outras drogas”, pontuou.
Durante a caminhada, houve apresentação de fanfarra, charangas, e presença dos mascotes dos clubes mineiros e da Polícia Militar, motociclistas, ciclistas, skatistas, estudantes e entidades da sociedade civil. Ao final, foram realizadas exibições musicais de grupos escolares, do projeto Juventude e Polícia (da Polícia Militar), e do Chris do Morro.
Estiveram presentes ainda o secretário de Estado de Esporte e da Juventude, Eros Biondini, o subsecretário de Estado de Defesa Social, Cloves Benevides, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Sueli Pires, além dos vereadores Professor Wendel (PSB), Pablito (PSDB), Sapão (PSB), Dr. Nilton (PSB), Veré da Farmácia (PtdoB). Os deputados federais Weliton Prado (PT), Walter Tosta (PSD) e Isaías Silvestre (PSB) também compareceram. Já representando o parlamento mineiro, compareceram os deputados, Gustavo Corrêa (DEM), Paulo Lamac (PT), Luzia Ferreira (PPS), João Leite (PSDB), Vanderlei Miranda (PMDB) e Pinduca (PP).