Longe dos centros urbanos, o cotidiano é diferente em diversos aspectos, inclusive no educacional. Para se adaptar melhor às características das escolas localizadas em zonas rurais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizou durante esta semana um encontro com os diretores e especialistas de todas as regiões de Minas. O momento foi dedicado à discussão das dificuldades e características peculiares a essas escolas.
“O encontro foi muito bom e muitos participantes falaram que foi interessante e que o tema foi tratado de forma adequada. Os diretores tiveram a oportunidade de serem escutados e voltaram esperançosos, confiantes de que essa reunião vai render frutos”, afirma a secretária-executiva da Comissão Permanente da Educação do Campo, Maria Céres Pimenta Spínola Castro.
Como foi feito após o ‘Seminário de Educação do Campo’, no ano passado, será produzido um relatório com as conclusões do encontro. Segundo a secretária-executiva da Comissão, “o documento será apresentado à Comissão Permanente de Educação do Campo como um documento final. Antes disso, será passado para os diretores e especialistas que estavam no encontro para que aprovem e verifiquem se ele expressa o que foi discutido nesses últimos dias”. O próximo passo da Comissão Permanente será ajudar na proposta de diretrizes para os planos de intervenção junto às escolas.
Troca de experiências e novas ideias
No encontro, os educadores tiveram momentos para ouvir especialistas em mesas redondas e discutirem suas realidades em grupos de trabalho. O consolidado dessas discussões foram apresentados em uma plenária na tarde de quinta-feira (22).
No grupo da diretora da Escola Estadual Bento Rocha de Jesus, no município de Capelinha, Cristiane Karine Froes Rocha, foram discutidos os problemas específicos de cada escola e os que elas tinham em comum. “Espero que esse encontro acrescente, na minha escola e nas outras. É momento de unir forças e ideias. Acredito que seja um primeiro passo e vai ser de grande valia para educação mineira”, afirma.
Marília Márcia Xavier Santos, gestora da Escola Estadual de São José das Rosas, localizada no município de Santo Antônio do Monte, já planeja o que poderá aplicar em sua escola. “Uma das mesas redondas foi sobre projetos que podemos trabalhar no campo compartilhando com a comunidade e me deu ideais. Minha escola tem área grade e estou pensando em mobilizar alunos e comunidade para fazer um pomar e uma horta comunitária que vai ajudar a todos”.
O encontro
O evento, que reuniu 360 diretores e 180 técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SRE), foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação através da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino e foi organizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.