Em eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta quarta-feira, no Plenário Juscelino Kubitschek, o deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB) foi reeleito com 74 votos de seus pares para conduzir a presidência da Casa por mais dois anos.
Reconduzidos também às cadeiras foram os deputados José Henrique (PSDB), para a 1ª vice-presidência, Dilzon Melo (PTB), para a 1ª Secretaria, com 75 e 69, respectivamente. Já o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) passou de 2º Secretário para 3º Secretário, obtendo 71 votos. Para o seu lugar, foi eleito o deputado Neider Moreira (PSD).
Elogio público
Durante a Reunião Especial, o deputado Durval Ângelo (PT) anunciou a aprovação, pela Comissão de Direitos Humanos, de moção de aplauso, ao deputado Dinis Pinheiro destacando o trabalho da Casa de interlocução com a sociedade que, segundo Durval, segue os anseios da população.
A posse da nova Mesa ocorrerá em fevereiro de 2013, na retomada dos trabalhos do Plenário, também em Reunião Especial. No caso dos deputados reeleitos, o Regimento Interno permite uma única recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte. Veja como fica a nova configuração da Mesa Diretora da ALMG, em relação a atual:
Presidente: Deputado Dinis Pinheiro (PSDB)
1 -vice-presidente: Deputado José Henrique (PSDB);
2º-vice-presidente: Deputado Hely Tarqüínio (PV);
3º-vice-presidente: Deputado Adelmo Carneiro Leão (PT).
1º secretário: Deputado Dilzon Melo (PTB);
2º-secretário: Deputado Neider Moreira (PSD);
3º-secretário: Deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT).