No dia 21 de abril, o deputado Carlos Henrique (PRB/MG) foi condecorado com a Medalha da Inconfidência. Esta é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. O deputado recebeu a indicação do Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia. A medalha foi entregue no último fim de semana em Ouro Preto/MG durante comemorações em lembrança à Inconfidência Mineira.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa, mineiro de Paracatu, foi também um dos homenageados em Ouro Preto pelo governador do Estado, Antonio Anastasia, durante as comemorações do feriado de Tiradentes e da Inconfidência Mineira. O ministro foi o orador oficial da 62ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência e foi contemplado com o Grande Colar, um reconhecimento dos serviços prestados ao País.
“É a consagração desse último princípio que impõe ao Estado o dever de garantir a igualdade de todos, sobretudo mediante políticas públicas voltadas a conferir direitos e a outorgar proteção àqueles que eventualmente se encontrem em situação de vulnerabilidade. O princípio da igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam”, disse o ministro.
“É uma honra ser condecorado com tal menção, considerando a representação histórica da medalha onde mais uma vez Tiradentes, um revolucionário da liberdade, é lembrado. Quero agradecer a Deus e à minha esposa. Quero também compartilhar a medalha com todos os meus companheiros de partido e os eleitores que me incumbiram de representa-los na Assembleia Legislativa”, comenta Carlos Henrique.
A entrega da medalha teve início em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
Além do deputado, 163 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil receberam honrarias.