Na manhã desta terça-feira, 20/08/2013, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, em parceira com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas), o Observatório Mineiro da Pessoa Idosa. O presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB) lembrou que os idosos não podem mais ser tratados de forma desrespeitosa e que o Observatório tem este objetivo. “Esse observatório tem um papel de acompanhamento, de avaliação, de fiscalização, de denúncia e de busca de políticas públicas para melhorar a vida dos idosos”, afirmou.
Dinis Pinheiro questionou as políticas públicas voltadas ao idoso e lembrou que é de suma importância estar sempre em sintonia com os anseios da sociedade. “Será que o idoso tem acesso à saúde? Será que tem acesso ao transporte? Será que tem condição de lazer, de recreação? É algo a se fazer uma reflexão. Então esse é o questionamento e certamente essa resposta será negativa e daí essa nossa inquietação e nossa busca de soluções concretas”, informou.
No evento, realizado no teatro da Puc-Minas, foi assinada a parceria entre ALMG e a instituição para a criação do Observatório. O programa é parte das ações do Movimento Idade com Qualidade, lançado em junho deste ano, pela ALMG e tem o objetivo de criar o Índice de Qualidade de Vida da Pessoa Idosa, que será base para futuras ações planejadas, voltadas à esta faixa etária.
Parceria
De acordo com o presidente do Parlamento mineiro, a parceria com a Puc Minas é de grande valia, não só para os idosos, que serão beneficiados diretamente, mas também para a Assembleia de Minas. “Essa parceria vai dotar a assembleia de sabedoria, aconselhamento, orientação e ajuda. Para que, através dessa cooperação certamente virtuosa, nós possamos implementar políticas públicas para atender de forma mais rápida e mais eficiente ao idoso”, ressaltou Dinis, completando que “o corpo técnico da entidade é singular, altamente qualificado e sempre foi considerada uma instituição de ponta”, finalizou.
Além do presidente, compuseram a mesa a Vice-Reitora da Puc Minas, professora Patrícia Bernardes, o Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, Geraldo Magela da Trindade, a Secretária Municipal de Políticas Públicas, Glaúcia Brandão, a Defensora-Pública Geral do Estado, Andréa Abritta, o coordenador de Políticas Para o Idoso de Minas Gerais, Felipe Willer de Araújo, A diretora do Instituto de Ciências Sociais da PUC, Jeanne Marie Ferreira Freitas, a Coordenadora do Observatório da Pessoa Idosa, Karina Junqueira, o Secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Gil Pereira e o apresentador do programa Dedo de Prosa, da TV Horizonte, Juarez Elisário Junior – O Juninho.