Nessa semana tivemos dois grandes eventos importantes para o futuro da agropecuária nacional. Na Agrishow à agricultura de precisão foi a grande jogada das empresas de maquinas agrícolas, e em especial para a Agricultura familiar aonde não se tem muita tecnologia incorporada a sua produção, seu campo no mercado nacional chega a mais de 70 %, as grandes marcas agrícolas estão voltadas para atender essa área com maquinas que agregam tecnologia de ponta e atenda as pequenas propriedades.
Na abertura da 79° Expozebu a presidenta Dilma fala sobre a criação da ATER que é o sonho de todo produtor rural , a assistência técnica que hoje é restrita a poucas propriedades rurais . Com a criação de uma agencia nacional, a agricultura familiar terá grande chance de disputar mercado de alimentos com grandes empresas que dominam esse setor.
Com os avanços vistos nessa semana, a agricultura familiar está se transformando em um mercado competitivo e sustentável, com menos esforço e mais conhecimento na sua produção. Quem ganha com isso são os consumidores com alimentos de qualidades e com preços mais acessíveis para entra na mesa dos brasileiros.
Phillipe Nathan Soares Viana
Técnico Agropecuária EFAV
Especialização Agroecologia (UFMG)
Especialização Prevenção Ambiental – IEF
Articulista da Juventude em Turmalina – MG