Com objetivo de fortalecer o controle social na rede pública de saúde da capital mineira, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS-BH) e o Conselho Municipal de Saúde da capital, qualificou 242 cidadãos na Oficina de Qualificação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte (SUS-BH).
A cerimônia de encerramento da atividade foi realizada, na última sexta-feira (19), no auditório do UNI-BH, no bairro Lagoinha. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades e com a apresentação do grupo teatral do MobilizaSUS, que abordou a importância do papel do conselheiro de saúde.
Aluno da oficina e conselheiro distrital e municipal há 10 anos, José Coelho destaca a necessidade de comprometimento no controle social. “Você aprende com o tempo, participando. Incentivei as pessoas a participarem da oficina, porque se a pessoa souber fazer uso desse curso, muita coisa melhora”, afirmou.
A importância da formação, promovida por meio da oficina, também foi destacada pelo secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira. “A vitalidade do SUS passa pelo controle social. E essa formação oferece condições e meios para que o cidadão possa acompanhar e cobrar do poder público o bom funcionamento da saúde local”, destacou.
Agência Minas