BH ganha 34 novos leitos destinados à rede SUS
Os novos leitos fazem parte do Projeto Santa Casa Mil Leitos, criado pela Prefeitura e Belo Horizonte em parceria com o Grupo Santa Casa e o Ministério da Saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza mais 34 leitos para a população de Belo Horizonte. Os novos leitos foram inaugurados em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (25) na Santa Casa BH. O evento fez parte das atividades em comemoração aos 113 anos do hospital. Os 34 novos leitos estão localizados na ala C. Metade deles fica no 8º andar e é destinada às enfermarias de suporte clínico. Os outros 17 leitos ocupam o 9º andar e são reservados às clínicas de cirurgia geral.
Os novos leitos fazem parte do Projeto Santa Casa Mil Leitos, criado pela Prefeitura e Belo Horizonte em parceria com o Grupo Santa Casa e o Ministério da Saúde. Com a ampliação, o hospital passa a oferecer 1.088 leitos destinados exclusivamente aos usuários da rede SUS-BH. Somente em 2012, foram ativados 82 leitos específicos para atendimento de pacientes do SUS. Desde 2009, a Santa Casa ativou 315 leitos por meio do Projeto Mil Leitos SUS.
O secretário Municipal Adjunto de Saúde, Fabiano Pimenta, representou o prefeito Marcio Lacerda e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, na cerimônia de entrega dos novos leitos. Também participaram do evento o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, e o provedor da Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho, além de outras autoridades.
“A partir de 2009, o prefeito Marcio Lacerda e a Secretaria Municipal de Saúde têm feito um esforço muito grande, no sentido de inverter uma pendência que existia na cidade pela diminuição de leitos públicos para o Sistema Único de Saúde. De lá para cá, já são mais de 800 leitos adicionais disponíveis para a população de Belo Horizonte. Desses leitos, 739 estão em estabelecimentos 100% SUS. Isso mostra que o Sistema Único de Saúde é absolutamente viável e tem absolutas condições de garantir o dever do Estado que é o direito de a população de ter acesso à saúde como qualidade e integralidade das ações”, afirmou o secretário Fabiano Pimenta.
Ainda de acordo com ele, os leitos que a Santa Casa BH representam cerca de 1/5 da totalidade de leitos da saúde pública disponíveis na Capital. “Com estes 34 novos leitos, a Santa Casa BH conta com 1.088 leitos destinados exclusivamente aos usuários do SUS, representando quase 20% dos leitos SUS disponíveis em Belo Horizonte. Para se ter uma ideia da importância disso, a Santa Casa é responsável por 18% das internações hospitalares e 11% dos atendimentos ambulatoriais em Belo Horizonte”, disse o secretário. A capital conta hoje com 6.095 leitos para atendimento à população.
Fonte: www.pbh.gov.br